Facebook: conheça os grandes desafios do marketing em 2021

Segundo o Facebook, os desafios enfrentados pelos produtores de conteúdo e gestores de redes sociais em 2020 terão continuidade em 2021. Entre eles, aprendizados incertos sobre o mercado, redução do investimento em marketing, engajamento inconsistente do consumidor e mudanças no share of mind.

Em sua publicação, o Facebook revelou que examinou o ano anterior e outros períodos de modo a coletar as orientações e recursos certos para ajudar os criadores a ultrapassar os obstáculos. Descubra a seguir quais são essas orientações e recursos.

Aprendizados incertos sobre o mercado

A mensuração é sempre fundamental, mas em tempos de transição ela se torna indispensável. Isso porque permite que a empresa entenda o seu público para tomar as decisões mais assertivas. Dessa forma, é possível reavaliar suas abordagens de mensuração para avaliar se estão gerando as informações necessárias. Aprenda como fazer uma mensuração eficaz:

  1. Testes e aprendizados são obrigatórios para uma mensuração autossuficiente, pois permitem compreender rapidamente as mudanças e otimizar a mídia de forma contínua. Os testes A/B com várias células, por exemplo, mantêm a agilidade enquanto compreendem as novas realidades de negócios e o impacto de alterações estratégicas;
  2. Estudos e experimentações podem ajudar a testar novas hipóteses para entender essas mudanças e contestar pressupostos de longa data. Dessa forma, tenha uma visão do todo com testes, que permitem que a empresa entenda melhor o desempenho geral do marketing e otimize os seus orçamentos.

Redução do investimento

A pandemia exigiu a redução dos investimentos inclusive no setor de marketing. Mas, é possível utilizar a tecnologia de forma inteligente e adotar medidas com bom custo-benefício para aproveitar os orçamentos ao máximo, mesmo com recursos limitados.

A dica é investir em Inteligência Artificial (IA). Isso porque ao aumentar a liquidez e trabalhar de forma mais inteligente com o aprendizado de máquina, a utilização da automação e da IA é capaz de melhorar os resultados. Porém, é importante estar atento para saber quando assumir o controle. Há momentos em que a empresa deve exercer mais controle sobre suas campanhas para torná-las mais eficaz.

Engajamento inconsistente do consumidor

Os hábitos dos usuários da internet certamente oscilam em momentos de mudança. Mas, isso também pode significar que a empresa não está chamando a atenção desses usuários tanto quanto poderia. As especificidades de como o seu público está gastando tempo e dinheiro dependem significativamente da sua empresa. No entanto, ainda existem tendências generalizáveis com as quais você pode aprender.

Para se adaptar às recentes alterações, os profissionais precisam entender como as pessoas prestam atenção na mídia em diferentes telas, além de utilizar táticas de resposta direta para capturar a demanda. Ao examinar como os consumidores dividem seu tempo entre a TV e seus celulares em seis países, o Facebook constatou que as campanhas sociais trabalhadas em conjunto, aumentam o alcance.

Mudanças no share of mind

Share of mind é a medida de retenção da empresa na memória dos consumidores ou do público em geral. Para superar as mudanças no share of mind, é preciso usar técnicas para desenvolver a marca ao longo prazo, recomeçando com o básico: a mensuração. Veja alguns recursos para promover o crescimento da marca de forma eficaz:

  • Equilibre suas necessidades de curto e longo prazo. O relatório disponibilizado pelo Facebook “Mova as métricas que promovem o crescimento da marca” pode orientar no momento de refletir sobre os objetivos imediatos e futuros de uma campanha;
  • Não negligencie seus futuros clientes. Pode ser fácil alcançar os seus usuários atuais, no entanto, não se esqueça dos novos;
  • Foque em ações capazes de diferenciar a sua empresa de seus concorrentes. Para isso, busque criar conexões duradouras e gerar resultados excepcionais.

Quer saber mais sobre isso ou busca profissionais para te ajudar com o marketing da sua empresa em 2021? Fale com a gente.

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