Blog

Entenda a importância da acessibilidade nas empresas

O tema acessibilidade está em alta em muitos setores da sociedade, isso porque trata-se de uma lei. No que diz respeito a uma das leis mais completas sobre acessibilidade no Brasil é a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) ou lei número 13.146/2015, que foi aprovada em julho de 2015, entrando em vigor em 2016. O objetivo dessa norma é “assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”. A acessibilidade gera valores de inclusão e diversidade nas empresas, e também contribui para mais oportunidades de emprego no mercado.

Segundo reportagem do G1, “a Lei 8.213/1991 estabelece a política de cotas para a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho. A lei prevê que toda empresa com 100 ou mais empregados deve destinar de 2% a 5% dos postos de trabalho a pessoas com deficiência”. O não cumprimento dessa lei pode acarretar em multas, além de prejudicar a saúde financeira de sua empresa. Como empresa é um dever social cumprir essas normas e contribuir para a promoção de direitos e igualdade.

Além de adequar a sua empresa à legislação vigente, a acessibilidade promove a inclusão de PCDs (pessoas com deficiência) em ambientes comuns e atividades rotineiras. No último Censo Demográfico, 45,6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência. Diante dessa realidade, é cada vez mais importante a atuação das empresas em implementar programas   para promover a igualdade e a inclusão no mercado de trabalho.

É importante salientar que as empresas que oferecem acessibilidade à população passam uma mensagem positiva ao se preocupar com a diversidade e a inclusão, além de se posicionarem como uma organização consciente e preocupada com o bem-estar social.

InfographyaEntenda a importância da acessibilidade nas empresas

Posts Relacionados