E-mail marketing: o que é e como fazer

O e-mail marketing tem como objetivo alcançar clientes e criar um relacionamento entre a empresa e eles através de e-mails. Por meio dessa estratégia, é possível levar informação, serviços ou produtos para o seu público-alvo com conteúdo de acordo com o estágio do funil de vendas onde cada um está.

Você com certeza já recebeu um e-mail assim, e a grande diferença do e-mail marketing para o spam é que possui um conteúdo direto, humanizado, focado em cada destinatário, que tenha importância e relevância para aquela pessoa.

Essa estratégia de marketing também possui algo bem interessante: a possibilidade de o destinatário cancelar o recebimento destes e-mails, o que demonstra respeito pelo seu público. Com essa opção, conseguimos perceber se a campanha está tendo um retorno positivo ou negativo.

Por que fazer e-mail marketing?

O e-mail marketing traz algumas vantagens para sua empresa, como:

· Aumento no tráfego de clientes no site
· Impulsionamento no número de vendas
· Estabelece bom relacionamento com os clientes
· Alcança muitas pessoas, gastando menos do que com outros formatos de publicidade

Atualmente, a maioria da população possui um endereço de e-mail e, por isso, esse recurso pode ser um grande aliado do marketing da sua empresa. Vamos aos principais motivos para investir no e-mail marketing?

Grande alcance

Como já foi dito, com essa estratégia, é possível alcançar inúmeras pessoas apenas com um clique. Basta criar sua lista de contatos, conteúdo e apertar enviar.

Já percebeu que sempre que precisamos criar um login em qualquer site, nos pedem um endereço de e-mail? Isso mostra que o e-mail é essencial na vida dos usuários e se você investir no e-mail marketing, com certeza poderá alcançar um público enorme.

Previsibilidade do alcance

Diferentemente de quando você faz uma postagem nas redes sociais e não consegue prever o alcance daquele conteúdo, com o e-mail marketing você possui essa previsibilidade. Para que todos os seus seguidores consigam ver seu post, é necessário ter os algoritmos das plataformas do seu lado, são eles que irão determinar se aquele conteúdo é ou não relevante para o usuário. Com o e-mail marketing, isso não tem influência, pois todos os endereços que você selecionar vão receber seu conteúdo (só não chegará se existir algum problema técnico). Por isso, o alcance é previsível nessa estratégia de marketing.

Flexibilidade do formato

Utilizando o e-mail, a empresa tem infinitas possibilidades, já que não existe limite de caracteres, layout, entre outros. É possível criar um e-mail do jeito que quiser, utilizando imagens, GIFs, fontes e formatos diversos.

Também é possível criar templates diferentes, de acordo com o conteúdo, inserir links para suas páginas em sites, escrever apenas texto como se fosse uma mensagem pessoal, pode ser longo ou curto. Ou seja, pode ser personalizado da melhor forma e que encaixe melhor com a marca.

Retorno financeiro

O ROI (Return On Investment) ou retorno sobre o investimento do e-mail marketing é um dos mais altos entre os canais. Isso se dá por dois motivos:

· O investimento necessário para a execução dessa estratégia é baixo
· As taxas de conversão são altas.

Além disso, o e-mail marketing pode trazer mais volume de receita por meio da nutrição dos leads que estão para fechar negócio ou por meio de e-mails promocionais.

Como fazer e-mail marketing?

Defina um objetivo

É necessário definir os objetivos que se pretende atingir e mantê-los em mente durante todas as etapas do processo, assim, será possível medir os resultados da campanha no final.

Selecione seu público

Como dito anteriormente, é importante personalizar a campanha de acordo com seu público-alvo e o estágio do funil de vendas que ele está. Por isso, divida suas listas de e-mails conforme os fatores relevantes para sua empresa, como: sexo, idade, localização, lead, cliente, entre outros..

Ofereça conteúdo relevante

Aqui é necessário pensar como se você fosse receber o e-mail, qual conteúdo seria mais interessante para seu público? Dessa forma, crie um conteúdo amistoso e notável. Você precisa cativar o público e gerar interesse de visitar seu site para ter mais informações ou efetuar a compra. Invista na linguagem simples e pessoal.

O assunto precisa chamar atenção

O campo do assunto tem extrema importância no e-mail marketing, já que é ali que você vai fazer o público abrir seu e-mail. Quando for criar o assunto, tente usar entre 25 e 40 até 50 caracteres, que é a média exibida por provedor.

Saiba da importância do design

O design do seu e-mail tem extrema importância para prender a atenção do público, garantindo que sua mensagem será lida e gere cliques e vendas. Por isso, tenha em mente que essa é a principal maneira de se destacar entre os diversos e-mails que a pessoa receberá. É fundamental investir em um bom design focado em impactar visualmente, esse pode ser o ponto chave do sucesso da campanha.

Destaque seu call to action

A chamada para ação (call to action) é o seu link, o botão que irá direcionar o público para a página que você deseja, por isso ele precisa estar bem posicionado e visível.

· Posicione seu call to action na parte de cima do e-mail;
· Utilize cores e contrastes para chamar a atenção para o botão;
· Crie uma sensação de urgência;
· Dê destaque à sua chamada.

Faça o acompanhamento dos resultados

Para mensurar os resultados, é necessário acompanhar a campanha depois de enviada. Por esse motivo, fique de olho em alguns pontos como a taxa de abertura dos seus e-mails, taxa de cliques e taxa de conversão. Assim, você conseguirá monitorar sua campanha e saber se ela está atingindo o resultado esperado ou mudar algo que não esteja dando certo.

Agora você já sabe o que é, por que investir e como fazer e-mail marketing, mas contar com a ajuda de uma empresa especializada pode ser a melhor opção para alcançar os resultados desejados.

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