Blog

Conheça os 5 tipos de comunicação interna

Principalmente nos dias atuais, é muito fácil concordar que a comunicação interna é fundamental para garantir o bom relacionamento entre empresa e colaboradores. Mas, além de simplesmente utilizar esse recurso ao seu favor, empresários devem ainda se manter atualizados quanto às formas de colocar a comunicação interna em prática.

Provavelmente você já se surpreendeu ao descobrir que existem cinco tipos de comunicação interna. É, por isso, que resolvemos apresentar cada um deles para que você possa promover melhorias na comunicação do seu ambiente de trabalho, visando o bom relacionamento. Veja a seguir.

Comunicação escrita

Esse tipo de comunicação é, sem dúvidas, o mais praticado dentro dos ambientes corporativos. A comunicação escrita está presente em diversas ações, como jornal mural, e-mail marketing, quadro de avisos, blog corporativo, entre outros projetos desenvolvidos com o objetivo único de informar os colaboradores sobre os acontecimentos e as novidades da empresa.

Comunicação verbal

A comunicação verbal não fica atrás da comunicação escrita, sendo também bastante utilizada. Esse tipo de comunicação é exercido, por exemplo, através de palestras, reuniões e confraternizações. Vale destacar ainda que essas são ótimas ações para promover a interação entre colaboradores, gestores e líderes.

Comunicação vertical

Nesse caso mais específico, a comunicação vertical é aquela utilizada para informar colaboradores de nível hierárquico superior, como gestores e líderes. Esse tipo de comunicação é fundamental para esclarecer o planejamento estratégico e as diretrizes da empresa, por exemplo.

Comunicação horizontal

Já a comunicação horizontal, visa informar de forma direta os colaboradores de um mesmo nível hierárquico. Pode ser utilizada para coordenar atividades de maneira mais fluida, integrar e compartilhar dados relevantes entre os integrantes de mesmo nível.

Comunicação diagonal

É chamada de comunicação diagonal aquela cujo objetivo é inter hierárquico, pela qual equipes distintas, gestores e diretores recebem a mesma informação da mesma forma. Ela é indicada para situações em que a empresa busca informar a todos sobre novos projetos, diretrizes e normas ou até mesmo enviar mensagens motivacionais.

InfographyaConheça os 5 tipos de comunicação interna