Comunicação assertiva: Saiba sua importância e como fazer

Você sabia que se comunicar bem é uma das principais soft skills requisitadas no mercado de trabalho atual? Isso porque, influencia no seu relacionamento tanto com os clientes quanto com seus colegas de trabalho

A comunicação assertiva é o nome dado a comunicação clara e respeitosa, que consegue atingir o seu objetivo. Ou seja, é o ato de se comunicar, de passar informações e conhecimento de forma que você obtenha o retorno esperado.

Para você aprender como ter uma comunicação assertiva, preparamos algumas dicas para quem com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade dos processos e relacionamentos na empresa. Veja a seguir:

Aprenda a entender o outro

Atente-se ao modo como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser acessadas. Essa é uma oportunidade de demonstrar respeito a elas e facilitar muito a comunicação.

Entenda os sinais

Segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian, 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, ou seja, realizada por meio de gestos, olhares e postura corporal. Por isso, é importante observar esses sinais para se adequar e se comunicar de forma assertiva.

Atente-se à sua fala

É necessário nos observar para percebermos se estamos nos expressando da maneira correta, ou seja, se estamos sendo assertivos ou ofensivos quando nos referimos aos outros. Sem o cuidado necessário, é possível que críticas e frases com duplo sentido sejam interpretadas de maneira errada. Preste atenção no tom, pontuação e palavras escolhidas.

Manifeste-se no momento certo

Para cada tipo de comunicação, há uma hora certa. Ainda que seja algo muito importante, é preciso saber o momento certo de falar, pois podemos nos comprometer ao se expressar com pressa, de forma equivocada e em um momento não oportuno.

Fale com embasamento

Conhecimento técnico, leituras e domínio da língua falada e escrita garantem embasamento e maior capacidade de argumentação ao seu diálogo. Isso, com certeza, irá fortalecer a sua comunicação assertiva.

Saiba como intermediar

Também é preciso estar pronto para ajudar aqueles que irão te ouvir, caso tenham dificuldades de expressar as suas opiniões sobre o assunto. Seja solicito, dessa forma, você pode ajudá-los e encorajá-los a também se comunicarem de forma assertiva.

Com essas dicas, é preciso destacar que não pode haver falhas de comunicação em uma empresa, pois isso pode gerar consequências negativas, como dificuldades na execução do trabalho e no relacionamento de todos. Busque evolução contínua e coloque a comunicação assertiva em prática!

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