Blog

Comunicação 2021: o que você precisa saber

Que a pandemia de Covid-19 acelerou a evolução da comunicação em 2020 você, certamente, já sabe. Mas, como será a continuação desse boom digital em 2021? Agora que o dia a dia das empresas e negócios passou a ser outro, no qual a comunicação online é fundamental para manter desde o ambiente interno ao externo funcionando, cada vez mais será necessário investir nessa área.

É importante se atentar ainda ao fato de que as crises e desafios acabam se tornando oportunidades para aumentar as demandas estratégicas das empresas e melhorar a sua reputação, afinal é o momento de se aproximar ainda mais de seus colaboradores e clientes para que não haja nenhum ruído de comunicação.

Sendo assim, é considerado indispensável, principalmente após o ano atípico que vivemos, que as empresas passem a incluir a comunicação interna como uma de suas estratégias primordiais, assim como tentar prever diferentes cenários para criar ações de contenção e desdobramentos.

Desenvolver planos de ação é uma atitude totalmente positiva e provisória para evitar momentos de insegurança, o que pode prejudicar a disseminação de informações importantes para os seus públicos interno e externo.

Isso significa que, se a sua empresa ainda não conta com profissionais de comunicação especializados para criar as suas estratégias internas e externas e de gerenciamento de crise, já passou da hora de montar ou terceirizar uma equipe preparada.

Além disso, mesmo com a comunicação ideal em tempos de crise ou não, é necessário estar preparado para esclarecer as dúvidas de seus colaboradores e clientes sempre que for preciso. Afinal, tanto o público interno como o externo devem ter liberdade para falar e serem ouvidos. Desenvolva e mantenha esses canais.

Finalmente, as empresas precisam compreender que até mesmo os momentos de crise são positivos e devem ser encarados com outra perspectiva. O ideal é nunca esconder a realidade de todos, manter a verdade e encontrar alternativas para comunicar pontos positivos, sejam nas atitudes ou nos posicionamentos da empresa diante a situação difícil.

InfographyaComunicação 2021: o que você precisa saber