Como planejar a comunicação do seu negócio para o próximo ano

Final de ano não é só a época de fazer um balanço entre as entregas esperadas e o que foi atingido. É também a hora de planejar o que fazer no ano que está vindo. Muitos deixam para a última hora e perdem dias preciosos de janeiro com este trabalho, que deve ser realizado agora, para ser colocado em prática o mais rápido possível.

Quando pensamos no planejamento de comunicação da sua empresa, é preciso destacar que o ponto de partida deve ser a definição de objetivos. A partir disso, dimensione uma equipe especializada e multidisciplinar e organize o uso das mídias sociais. Montar um cronograma de prazos e um plano de ações contra crises também é fundamental.

Planejar vai além de montar um cronograma de ações. Significa também elaborar a maneira de a empresa se comunicar, ter definido qual o público que deseja realmente atingir e o que fazer para angariar cada vez mais. Neste ponto é bastante importante olhar para o que foi produzido e teve o melhor retorno, além de deixar de lado as estratégias que não possuem mais o resultado esperado.

Equipe deve ser construída de acordo com o planejamento

Além de planejar como vai ser a estratégia é preciso ainda se atentar a quem vai executar. Ter uma equipe especializada é fundamental para conduzir as demandas planejadas, somente assim é possível gerar os resultados desejados. Antecipar treinamentos esporádicos também podem ajudar no aprimoramento dos profissionais e facilitar o uso de ferramentas que se modernizam a cada dia.

O sucesso na comunicação também depende de um orçamento e saber se ele é baseado somente em mídias sociais ou inclui ainda anúncios em TV, rádio e meios impressos. Dimensionar gastos de acordo com o que há de disponível para a área é básico, mas sempre necessário lembrar. Destacamos ainda que analisar os retornos do ano anterior também se faz importante.

Por fim, um planejamento precisa antecipar problemas. Saber como gerenciar uma crise antes de ela acontecer é imprescindível para uma solução mais ágil da questão. Olha para as campanhas programadas e sempre pense no pior cenário. Estar preparado para dias ruins faz uma grande diferença.

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