Como funciona a jornada do consumidor?

A jornada do consumidor se caracteriza como as etapas da comunicação digital que norteiam o caminho e os processos adotados para construir e nutrir um relacionamento com o cliente, oferecendo informações relevantes sobre os serviços oferecidos pela empresa.

Visando cumprir o objetivo de ‘transmitir a mensagem certa, para a pessoa certa no momento certo’, a jornada do consumidor exige uma análise do que o público-alvo deseja receber. Para desenvolver de forma estratégica esta rota, é fundamental desenhar o perfil do consumidor com o qual a marca pretende estabelecer um relacionamento.

Para a criação da persona com a qual a empresa irá dialogar, é fundamental levar em consideração os objetivos e as necessidades, interesses pessoais e profissionais, além de características físicas e sociais e outras informações que estejam relacionadas à adoção dos serviços da empresa no cotidiano desse grupo de pessoas. A partir da definição do perfil do consumidor, a comunicação é dividida em 3 etapas:

Estágio de Consciência: O usuário recebe conteúdos que apresentam de forma introdutória o portfólio oferecido, tornando a marca uma referência de informação relevante sobre o assunto. Nesta etapa também podem ser apresentados exemplos de problemas e situações facilmente solucionados a partir dos produtos e serviços.

Estágio de Consideração: O usuário já possui um conhecimento intermediário sobre os produtos e serviços oferecidos, bem como já foram conscientizados sobre a necessidade ou um problema que pode ser solucionado a partir das ferramentas oferecidas pela empresa.

Estágio de Decisão: O usuário entende a necessidade que possui e já se informou a respeito de todo tipo de solução que ele pode investir para então resolver. Nesta etapa, o consumidor define sua estratégia e abordagem de solução e então opta pelos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

Ao identificar em qual fase encontra-se cada indivíduo do público-alvo, é possível estipular uma estratégia eficiente de acordo com o nível de conhecimento sobre o seu negócio. Seguindo essas etapas, também é necessário atentar-se à fidelização do cliente, mantendo o ciclo de comunicação para impactar os novos consumidores.

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