Blog

Como aumentar o engajamento do seu Instagram

Um dos principais objetivos das empresas presentes no Instagram é ter um bom engajamento. Afinal, é automático estar atento à quantidade de seguidores, curtidas nos posts etc. Mas, atualmente, é fundamental saber que as interações dos usuários, como comentários, compartilhamentos e salvar os conteúdos são mais relevantes que o número de curtidas e visualizações.

Isso explica, por exemplo, porque as publicações no feed do Instagram não são exibidas cronologicamente e sim por relevância. Ou seja, os algoritmos selecionam os posts com os maiores números de interações entre os usuários e os perfis que fizeram a publicação. Por isso, separamos 8 dicas para você aumentar o engajamento da sua conta. Veja a seguir.

1. Use os recursos do Instagram

Abuse das ferramentas que estimulam a interação entre os usuários, como as enquetes, caixa de perguntas e testes dos Stories, que estimulam a interação dos seguidores e aumentam a taxa de engajamento. Além disso, produzir conteúdos para o IGTV e o Reels mostra ao algoritmo que você está por dentro das novidades da plataforma.

2. Publique no melhor horário

As contas comerciais têm acesso às métricas do Instagram no campo “Informações”, como dados relacionados à interação do público, pela qual também é possível visualizar os horários que os seus seguidores passam mais tempo online. Aproveitar esses horários para fazer as suas publicações aumenta as chances do conteúdo ser visto e, consequentemente, ter maior engajamento.

3. Poste com frequência

Determinar uma frequência para as suas postagens ou postar todos os dias com disciplina mostra constância aos algoritmos do Instagram. Além disso, essa ação esclarece o seu foco e a sua presença para os seus seguidores.

4. Utilize hashtags

O Instagram reúne as publicações com a mesma hashtag. Por isso, usar hashtags nos posts faz com que eles apareçam nas pesquisas de outros usuários. Mas, essa estratégia é válida somente para perfis comerciais ou desbloqueados.

5. Interaja com os seguidores

Responder comentários, principalmente logo após a publicação, ajuda a melhorar o engajamento orgânico do Instagram. Além disso, é importante responder as mensagens enviadas via Direct.

6. Publique conteúdo de qualidade e interesse do público

Lembre-se que quanto mais útil for a sua postagem, mais o seu público vai interagir com ela. Por isso, é importante oferecer algo interessante e que estimule a interação. Quando gostam, os seguidores marcam os amigos nos comentários, o que indica que o post será alcançado organicamente por outras pessoas.

7. Reposte conteúdos que tiveram um grande alcance

Postagens antigas que deram muito certo, ou seja, tiveram muita interação e um bom alcance, podem ser postadas novamente. É bem provável que o resultado seja parecido e novas pessoas acessem o conteúdo.

8. Desinstale apps que usam dados do Instagram

É importante saber que conceder acesso a aplicativos de automação vai contra as Diretrizes das Comunidades do Instagram. Por isso, o seu perfil corre o risco de sofrer alguma punição. Para que isso não aconteça, desinstale os apps que funcionam com os seus dados do Instagram.

InfographyaComo aumentar o engajamento do seu Instagram