Blog

Combate às fake news: WhatsApp irá pesquisar mensagens no Google

Como utilizar a ferramenta

O novo recurso funciona da seguinte forma: ao receber uma mensagem de texto com a seta dupla (que indica que essa mensagem foi encaminhada muitas vezes), o WhatsApp exibe uma lupa para fazer a pesquisa. O usuário deve clicar nessa lupa para pesquisar.

Feito isso, o aplicativo irá exibir um alerta na tela do celular para confirmar se você deseja buscar por aquele conteúdo na web. Após a confirmação, o usuário é direcionado ao Google, que exibe diversos resultados para que possa ser feita a checagem da veracidade do conteúdo recebido.

Outras medidas

Essa nova função não é a única medida tomada pelo WhatsApp para auxiliar no combate às fake news. Isso porque, o aplicativo passou a limitar o encaminhamento de mensagens no Brasil e avisar quando o conteúdo é repassado pouco antes das Eleições de 2018.

Além disso, recentemente, após o início da pandemia do novo coronavírus e a disseminação acelerada de fake news sobre a Covid-19, o aplicativo também passou a restringir o encaminhamento de mensagens muito compartilhadas para apenas um contato.

InfographyaCombate às fake news: WhatsApp irá pesquisar mensagens no Google