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Chatbot: o que você precisa saber sobre a ferramenta

Se você já ouviu falar em chatbot, sabe que se trata de inteligência artificial. Chatbot são aquelas mensagens automáticas, programadas de acordo com a mensagem ou questão enviada pelo cliente ou usuário. Essa é a realidade de muitos negócios, principalmente os onlines, que cresceram e muito nos tempos de pandemia.

O mercado de inteligências artificiais deve movimentar cerca de R$ 100 bilhões nos próximos 5 anos, além de já dominar o setor de atendimento ao cliente. Mas, apesar da praticidade e agilidade proporcionadas por essa tecnologia, a automação do atendimento pode ser algo negativo.

Isso pode acontecer porque o atendimento robotizado acaba criando um certo distanciamento entre o negócio e seus clientes pela falta de humanização. Ou seja, ele pode não atender a real necessidade do cliente ou até mesmo as suas expectativas.

Por outro lado, o chatbot pode sim atingir o seu objetivo, que é tornar o atendimento mais fácil e ágil para solucionar problemas e esclarecer dúvidas dos clientes e usuários sem que os mesmos precisem dedicar mais do seu tempo para isso.

Por isso, o recomendável é que a empresa conheça o perfil dos seus consumidores antes de adotar esse tipo de atendimento definitivamente. Caso a decisão final seja incluir o chatbot em suas opções de atendimento, as pesquisas colaboram ainda para que as mensagens sejam configuradas da melhor forma para solucionar cada tipo de solicitação.

É válido destacar também que o chatbot ainda pode ser um complemento para outros tipos de atendimento. Afinal, sempre vai haver clientes que preferem entrar em contato via telefone, WhatsApp ou e-mail, por exemplo. De qualquer forma, o primeiro contato deve ser uma boa experiência para cativar o cliente.

 

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