Cartórios passam a realizar serviços por videoconferência, com assinatura digital

info_blog_link

A Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo (CGJ-SP), publicou, em 28 de abril, o Provimento nº 12 de 2020, que autoriza, como medida preventiva do novo coronavírus, a realização de atos extrajudiciais, como escrituras, procurações públicas e atas notariais, de forma eletrônica.

Isso é possível através de videoconferência e a formalização dos atos deve ser feita a partir de assinaturas realizadas com certificado digital, no padrão do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).

Entre os atos mais requisitados, que podem ser feitos por videoconferência, estão as escrituras públicas de compra e venda de bens, doação de bens, emancipação, separação e divórcio e inventário e partilha.

A expectativa é que esse avanço para as atividades notarial e registral, apesar de ter ocorrido em razão da atual pandemia, represente uma nova era para os cartórios e que esses serviços permaneçam, facilitando ainda mais o acesso aos serviços extrajudiciais.

Balcão digital

Como forma de acompanhar a evolução dos serviços e deixar as serventias interessadas sempre preparadas para crises como essa, a Infographya desenvolve o projeto chamado de balcão digital. Afinal, a comunicação digital é uma das principais iniciativas para a gestão de crises.

Isso porque, o isolamento social, por exemplo, deixou claro que o atendimento digital é providencial em situações inesperadas. Além disso, atualmente, os cidadãos buscam cada vez mais por praticidade, economia de tempo e conforto, ou seja, por realizar atos sem precisar sair de casa ou do trabalho.

Por fim, o acesso rápido e prático às informações relacionadas aos serviços que procuram, bem como solicitações ágeis de orçamento, esclarecimento de dúvidas e documentação necessária, são fundamentais para manter a fidelidade do cliente.

Ficou interessado em saber mais sobre o balcão digital? Contate-nos!

InfographyaCartórios passam a realizar serviços por videoconferência, com assinatura digital