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Black Friday: dicas para desenvolver uma comunicação assertiva

A Black Friday oficial será na próxima sexta-feira (27.11), mas em muitas lojas ela já até começou. E este ano, especialmente, o dia de super promoções será totalmente digital. Isso porque o comércio online cresceu significativamente, além de não ser recomendado causar tumulto e aglomerações nas lojas físicas, ambos os motivos devido à pandemia de Covid-19.

Sendo assim, é fundamental que os negócios online invistam em uma boa comunicação. O relacionamento claro, ágil e impactante entre a marca e o cliente é totalmente responsável pelos resultados da campanha. Uma vez que, se não for bem atendido ou não encontrar o que precisa, o cliente certamente desistirá da compra.

Por isso, veja a seguir dicas valiosas para a sua comunicação online com os clientes em dias nos quais a quantidade de pessoas em busca de seus produtos ou serviços provavelmente irá aumentar absurdamente, se as suas promoções forem mesmo atrativas.

1. Revise os contatos dos seus clientes

Antes de começar a enviar as promoções pelo WhatsApp ou e-mail, por exemplo, revise a sua lista de contatos. Não será vantajoso disparar seus produtos ou serviços para números ou endereços inválidos ou para um público que não seja o seu alvo. Crie uma lista consistente e de qualidade com antecedência, assim você terá mais chances de atrair o público certo.

2. Envie mensagens de qualidade

O relacionamento com o cliente requer mensagens de qualidade e isso dispensa a necessidade de grandes quantidades. Por isso, os seus textos devem ser curtos, assertivos e transmitir exatamente o seu objetivo. Ainda é possível evitar que suas mensagens virem Spam por meio da criação de conteúdos relevantes e não automatizados.

3. Estude e conheça os seus clientes

Compreender os hábitos de consumo dos seus clientes é indispensável para saber como criar e desenvolver os seus textos e as suas campanhas. Além disso, é preciso atender com qualidade, evitando erros gramaticais e respeitando as políticas do canal de comunicação. Também é importante garantir a confirmação do cliente para ter certeza que ele quer receber o seu conteúdo.

4. Disponibilize vários canais de atendimento

Os clientes que compram online visam exclusivamente facilidade, além disso a busca por produtos e serviços na Black Friday aumenta e muito. Por isso, é importante disponibilizar vários meios para dar conta de atender e oferecer suporte a todos os clientes, como, por exemplo, seção de perguntas frequentes, política de troca, chat online no site, e-mail, telefone, WhatsApp e direct do Instagram.

5. Deixe os preços visíveis

Não é nada atrativo visualizar o produto e a etiqueta de desconto, promoção ou Black Friday, mas não ver imediatamente se a oferta realmente compensa. Dê preferência por colocar o valor anterior e o valor promocional logo na imagem ou na legenda. Pedir para o cliente entrar em contato para saber o preço do produto não é nada atrativo e dificulta a compra. Muitos clientes desistem por esse motivo, logo na primeira etapa. Além disso, a ausência do preço sobrecarrega a quantidade de mensagens que a sua equipe de atendimento terá que responder de clientes que podem desistir da compra ao saber o valor do produto.

Gostou das dicas? Se você está preparando ofertas imperdíveis para a Black Friday, comece já a praticar essas regrinhas e garanta o seu sucesso de vendas!

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