A importância de campanhas de conscientização na área da saúde na sua empresa

Criado em 1985, nos Estados Unidos, o Outubro Rosa traz para o mês a conscientização sobre prevenção do câncer de mama. Com a finalidade de alertar as mulheres sobre essa doença, associações médicas e agências governamentais ao redor do mundo levantam essa bandeira com a intenção de incentivar suas funcionárias para que elas também se atentem à saúde.

Já com ênfase na saúde masculina, surgiu em 2003, na Austrália, o movimento do Novembro Azul, aproveitando a comemoração do dia mundial de combate ao câncer de próstata, realizado no dia 17 do mesmo mês. Da mesma forma que as organizações se mobilizam incentivando a realização de exames em outubro, novembro também é marcado pelas campanhas, voltadas para os homens.

É importante que as empresas entrem nessa onda e incentivem seus funcionários a realizarem os exames de detecção das doenças, como mamografias para as mulheres e o exame de toque para os homens. Tão importante quanto a mobilização no ambiente interno é a disseminação desse conteúdo informativo para o público em geral, por meio de redes sociais e canais de comunicação que estão à sua disposição. A empresa só tem a ganhar contribuindo para a saúde e bem-estar do colaborador e de todos à sua volta.

Abaixo, listamos os meses do ano com suas respectivas cores e campanhas de conscientização.

  • Janeiro – branco: as ações dessa campanha incentivam a busca do cuidado não só da parte física, mas como as emocionais também;
  • Fevereiro – roxo e laranja: o segundo mês do ano é marcado por campanhas de prevenção a lúpus, leucemia, mal de Alzheimer e fibromialgia;
  • Março – azul escuro: prevenção ao câncer de colorretal;
  • Abril – azul: estabelecido no mundo todo, o dia 02/04 é considerado o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”;
  • Maio – vermelho: prevenção a hepatite;
  • Junho – vermelho: o dia 14/06 marca o Dia Mundial do Doador de Sangue;
  • Julho – amarelo: conscientização das hepatites virais e câncer ósseo;
  • Agosto – dourado: a cor marca a importância do aleitamento materno;
  • Setembro – verde e amarelo: verde é a cor da conscientização da doação de órgãos. Amarelo tem o objetivo de alertar a prevenção de suicídio;
  • Outubro – rosa: caracteriza o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama;
  • Novembro – azul: combate ao câncer de próstata;
  • Dezembro – vermelho: ressalta a importância de prevenção contra a AIDS.

Aproveite as cores e pinte todos os meses com o que é fundamental a todos: a saúde.

InfographyaA importância de campanhas de conscientização na área da saúde na sua empresa