Benefícios das transmissões ao vivo para a comunicação

As transmissões ao vivo, também conhecidas como webinars, se caracterizam como um seminário realizado em ambiente virtual. Desta forma, é feita uma transmissão de áudio e vídeo que utiliza a tecnologia do “streaming” como base para realizar apresentações online para que a audiência possa acessar o conteúdo usando um computador, tablet ou celular.

Neste sentido, como as transmissões são feitas ao vivo, a ferramenta possibilita a interação entre os apresentadores e os participantes, por meio do envio de perguntas e troca de conhecimento via chat e enquetes. Assim, as webinars se consolidam como uma excelente ferramenta para construir relacionamentos e obter feedback sobre o tema abordado no vídeo.

As apresentações também podem ser gravadas e incluídas na plataforma ou em sites e blogs para compartilhamento com o público-alvo do negócio. Por este motivo, as webinars costumam ser adotadas dentre as estratégias de Marketing de Conteúdo, que possibilitam às empresas tornarem-se uma referência nos seus mercados, ao mesmo tempo em que auxiliam na educação dos clientes e na conquista de pessoas interessadas em assuntos do negócio.

Além da estratégia voltada para as estratégias de marketing, as webinars também podem funcionar no desenvolvimento de treinamentos e apresentações sobre produtos voltadas para os funcionários. Com isso o colaborador pode acessar o conteúdo no horário e local mais conveniente, sem que o negócio precise se preocupar com o agendamento de horário e espaços físicos.

Dentre os benefícios do uso das webinars, destacam-se os custos muito inferiores aos de um evento realizado em um local específico. Além disso, elas não estão limitadas a uma localização geográfica e a empresa pode determinar o número de participantes. Ou seja, caso ache interessante, é possível fazer algo mais exclusivo apenas para clientes ou uma grande apresentação para o público geral.

InfographyaBenefícios das transmissões ao vivo para a comunicação