Um bom logotipo é fundamental para um bom branding. Para uma marca, ser reconhecida apenas pelo logo é um grande feito. Por isso, vamos abordar algumas características que os bons logos devem seguir para que sua marca tenha sucesso e seja aplicada da melhor forma nos seus materiais publicitários.
Simplicidade
Um bom logo deve ser simples e bem pensado. Criar um bom logótipo é criar uma síntese da empresa expressa em um símbolo. As cores e formas devem remeter ao seu serviço, mas sem exageros.
Responsividade
Ao criar seu logotipo, é preciso pensa na aplicação dele. Um logo responsivo é uma ilustração com variações que podem ser “resumidas” de acordo com a necessidade de aplicação. Veja os exemplos:
Variações de cor e manual de uso
Além da cor normal, você precisa pensar em variações de cor, como os tradicionais e sólidos preto e branco, o que chamamos de negativo e positivo. Para as aplicações dessas variações, crie um manual de uso da marca, como o exemplo, extraído do Manual da Marca do Sebrae/SP:
Atemporalidade
Uma empresa pode usar o mesmo logotipo por anos, séculos. É aconselhável não seguir modismos e pensar a longo prazo. Mas calma, isso não quer dizer que você não pode fazer o redesign do seu logo. Veja o exemplo da Decolar: